O que não gostamos na primeira temporada da série Sandman

Apesar de ter sido uma adaptação incrível, a série Sandman não é perfeita, e algumas coisas deveriam ser corrigidas para a temporada dois.

pôster de Sandman
Reprodução/ Internet

Sandman da Netflix é um sucesso mundial e inesperado. Apesar dos quadrinhos serem amados pela crítica e público e considerados um dos melhores graphic novels já feitos, a maioria dos fãs não acreditava que a Netflix conseguiria captar a essência da obra em uma série live-action e fazer algo visualmente e narrativamente bem-feito, interessante e que revivesse a paixão do público por Sandman. Apesar de ter muito mais pontos positivos do que negativos, a série não é perfeita e algumas coisas parecem ter incomodado fãs que leem os quadrinhos há muitos anos, mas também aqueles que nunca viram o material original. A seguir, apontaremos coisas que foram negativas na série, mas que podem ser facilmente corrigidas em uma segunda temporada. Esses tópicos estão longe de terem estragado a série, mas poderiam ter feito dela ainda melhor do que é.

CONFIRA TAMBÉM:

O que não gostamos em Sandman

  • Caracterização de Desespero
imagem de Desespero

Apesar da caracterização dos personagens de Sandman estar incrível, sendo fiéis e ao mesmo tempo passando por adaptações nada desrespeitosas, uma personagem que teve um visual péssimo foi Desespero. A irmã gêmea de Desejo aparece muito brevemente em um único episódio da série, mas foi o suficiente para incomodar quem conhece os quadrinhos. Nas HQs, Desespero é personificada como um ser grotesco e monstruoso. Ela é deformada, com um rosto com características neandertais, está sempre nua e carregando ratos, além de aparecer constantemente se mutilando. Na série, ela é simplesmente retratada como uma mulher gorda normal, o que nos leva a pensar na mensagem que a série quer passar ao retratar a personagem dessa forma. Parece que a série quer indicar que um corpo gordo é algo monstruoso, uma mensagem que já faz anos que não cabe mais em nenhuma produção midiática. 

  • Amenização de tópicos sensíveis
cena de Calliope

Há dois estupros que ocorrem na primeira temporada de Sandman, mas eles são tratados de forma tão amenizada que podem passar despercebidos por parte dos telespectadores, principalmente porque, diferente dos quadrinhos, a palavra “estupro” nem chega a ser mencionada. O primeiro é o de Unity, a garota que dormiu por quase toda a vida quando Morfeus foi capturado. Na série, já velha, ela fala que engravidou de um lindo homem de olhos dourados quando estava dormindo e teve um bebê. Ou seja, ela foi estuprada quando estava inconsciente, deu à luz, e teve sua filha colocada para adoção, tudo sem nem mesmo saber o que estava ocorrendo. Em nenhum momento isso é mostrado de forma negativa, enquanto nos quadrinhos a palavra “estupro” é usada para se referir a situação. No episódio bônus, algo semelhante ocorre. Calliope é constantemente estuprada pela escritor que a aprisiona, sendo tratada como um objeto.

cena de Unity

Nos quadrinhos a cena de estupro chega a ser mostrada, algo que não era necessário na série, no entanto, o live-action nem mesmo consegue dar o peso necessário que a violação constante da personagem precisava ter. Não a vemos chorando pelos estupros sofridos, ou cenas que deixem mais claro o horror que ela passa na casa do escritor. Na verdade, após ser visitada por seu captor, ela fisicamente parece muito bem, estando sempre arrumada, vestida e com um rosto sério. Diferente do quadrinho em que sua situação é incômoda e desesperadora.

  • Falta do terror
ceda doa quadrinhos sandman

Os quadrinhos de Sandman são do gênero terror, apesar de ele não ser só sobre isso. No entanto, a série parece ter suavizado muitas das cenas mais grotescas e assustadoras dos quadrinhos, que deixariam momentos importantes da história ainda mais densos e impactantes. Talvez, esses elementos tenham sido atenuados por ser a primeira temporada e a Netflix estar com medo de afastar o público que não leu os quadrinhos, mas, agora que sabemos que a série é um sucesso, gostaríamos de ver mais terror presente em uma nova temporada. Queremos ver cenas como a dos quadrinhos, quando Constantine vai na casa de sua namorada e descobre que o pai dela virou uma massa de carne viva que recobre as paredes da residência, ou um inferno mais grotesco, sujo e agoniante. 

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]