NewPOP comenta sobre mercado brasileiro de boys love e girls love para o Nerd Site

Em entrevista para o Nerd Site, o diretor da NewPOP falou sobre o mercado BL/ GL, preconceito, dificuldades e o futuro do selo Pride.

new pop pride
Reprodução/ Internet

Conversamos com Junior Fonseca, diretor da editora NewPOP, sobre diversos assuntos referentes a dois gêneros que tem crescido bastante nos últimos anos no Brasil e no mundo, sendo que já são fortemente estabelecidos no Japão, o boys love (BL) e o girls love (GL). Leia a entrevista à seguir:

  • Nerd Site: A NewPOP é uma das poucas editoras que publicam constantemente mangás Boys Love e Girls Love no Brasil, sendo responsável por trazer os primeiros títulos dos gêneros para o país. Quando vocês começaram a investir nos primeiros Boys/Girls Love, houve preocupações de que as obras pudessem gerar muitas polêmicas ou críticas pelo seu conteúdo homoafetivo? Vocês já enfrentaram algum problema sério em relação aos BL e GL anunciados ou publicados?

Junior: “Desde o início a gente sempre soube que havia essas possibilidades, não só de pessoas movidas por ódio e intolerância, como críticas vindas da própria comunidade LGBTQIA+, afinal, esse é um assunto sensível para muitos. Por isso mesmo, a equipe está sempre ligada em críticas e reviews das obras e buscamos ir atrás de títulos que tenham um conteúdo positivo e, agora numa nova etapa, obras com temas mais sérios, que irão exigir mais discernimento dos leitores. Problemas sérios mesmo ainda não tivemos, tirando algumas ameaças e mensagens nada legais que aparecem de vez em quando nas mídias sociais.

  • Nerd Site: Em 25 de janeiro de 2021, a NewPOP anunciou seu selo Pride. O que levou a criação do selo? Foi o público ávido e fiel desse tipo de conteúdo?

Junior: O selo PRIDE nasceu com a intenção de ser uma mensagem, de dizer aos fãs que confiamos nesses gêneros, que queremos investir ainda mais. É um convite para o público que curte vir fazer parte e transformar esse mercado juntos. Inclusive, a ideia de ‘Pride’ foi pensando na famosa Parada do Orgulho, mas queremos que o significado também se estenda para todos que curtem essas séries e que muitas vezes também são vítimas de preconceito, discriminação e julgamento alheio, tendo que esconder as obras de conhecidos e familiares. Queremos um selo que possa ser uma casa de braços abertos para todos. Mesmo não tendo um alcance tão grande como outras obras, acreditamos que este selo é fundamental.

  • Nerd Site: Como vocês descrevem o mercado de BL e GL no Brasil? E qual é o perfil do público desse tipo de conteúdo?

Junior: Esses mercados ainda são pequenos em comparação ao famoso shounen de lutinha (rs), mas acreditamos muito no gênero. De 2011 (quando saiu Blood Honey, o primeiro BL) para cá, as coisas com certeza melhoraram, mas ainda tem muito chão pela frente. Isso é ainda mais verdade para Girls Love. Mas se depender da gente, as coisas só irão aumentar. Claro que as tiragens não são grandes se comparadas a outros tipos, mas cada vez mais iremos alcançando novos leitores. Sobre o perfil do público, esse pessoal é realmente muito único, engajado, sempre sugerindo, mostrando as aquisições, indicando, até mesmo conversando com os autores pelo Twitter. É uma comunidade muito carinhosa e apoiadora mesmo.

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  • Nerd Site: Há muitos leitores do gênero vindos da comunidade LGBTQ+? 

Junior: “É difícil responder algo assim, pois nunca fizemos uma pesquisa perguntando gênero ou orientação sexual de ninguém. Mas se engana quem acha que é algo que só mulher lê; a parcela de leitores e compradores homens é grande também. Como os sites e ferramentas de análise ainda trabalham muito com homem x mulher, não conseguimos ter uma noção do número de não binários, por exemplo, mas, pelas interações nas nossas mídias, vemos uma grande quantidade de pessoas que se identificam como LGBTQI+ nos marcando e conversando conosco.

  • Nerd Site: Por que vocês acreditam que são praticamente a única editora a investir nos gêneros? Há ainda muito preconceito no mercado de quadrinhos/ mangás com relacionamentos homoafetivos?

Junior: “É complicado responder algo assim, cada empresa deve ter suas razões; mas é de fato um segmento novo no Brasil, que requer investimento e tempo, sem contar que há riscos envolvidos nisso. Da parte da New POP, o novo, o POP, está literalmente no nosso nome; é algo que desde os primórdios foi firmado como nosso objetivo: sair do convencional, inovar, trazer um pouco de tudo. Quanto ao preconceito, ele existe na sociedade como um todo, não é verdade? É natural que, se isso existir na população, vai aparecer também no público e no mercado. Mas esperamos que nossas publicações PRIDE ajudem a melhorar isso, dando visibilidade a temas geralmente segregados.”

  • Nerd Site: O que a NewPOP espera, ou planeja, para o futuro do selo Pride nos próximos anos?

Junior: “Como vocês já sabem, anunciamos uma porção de coisas no nosso evento no final de janeiro. Em questão de BL então, além dos quadrinhos japoneses, trouxemos vários livros BL chineses, tailandeses e coreanos, e tem mais por vir! Continuaremos com os quadrinhos coreanos também. Em GL, iremos retomar com séries maravilhosas, anunciamos Girl Friends, uma obra de importância inquestionável para os yuris; e Me casei com uma colega para calar os meus pais (Oya ga Urusai node Kouhai (♀) to Gisou Kekkon Shitemita), um volume único da revista Yuri Hime e que fez um baita sucesso.

Junior: “Além desses dois, trouxemos mais uma série de Kabi Nagata, que é a autora de Minha Experiência Lésbica com a Solidão; nessa série, Diário da Minha Experiência Comigo Mesma (Hitori Koukan Nikki), ela continua sua história sobre sua descoberta, incluindo sua sexualidade. Vamos continuar a trabalhar para trazer ainda mais séries de peso, sempre atentos ao feedback e sugestões do nosso público. Nosso objetivo é poder publicar pelo menos um volume PRIDE todo mês em 2022. Esperamos poder contar com todos vocês.

Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui! E-mail: [email protected]