Crunchyroll demite cerca de 80 funcionários e deixa fãs preocupados

Segundo a Crunchyroll as demissões ocorreram devido a fusão com o streaming de animes Funimation.

Crunchyroll
Reprodução/ Internet

Os fãs de anime no Twitter ficaram chocados quando descobriram, esta semana, que a Crunchyroll havia demitido por volta de 85 funcionários. Mas, por que isso aconteceu? Segundo um comunicado do próprio streaming, a fusão com a Funimation foi um dos motivos que levaram as demissões em massa. Os funcionários demitidos eram de diferentes países, entre eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Austrália e Moldávia, e mais. 

As demissões não foram comentadas apenas no Twitter, mas diversos sites de notícias, como o Anime News Network (ANN) e Comic Book cobriram o acontecimento que surpreendeu os fãs de animes. O ANN ainda conseguiu saber mais sobre as demissões da Crunchyroll, ao conversar com uma fonte interna que disse que os demitidos foram informados através de uma “Reunião de Todos os Funcionários”.

Outras fontes da ANN também informaram que o motivo das demissões não foi para a Crunchyroll cortar custos, mas devido aos “papéis redundantes” que surgiram após a fusão com a Funimation.

Crunchyroll e Funimation

Crunchyroll
Reprodução/ Internet

A Crunchyroll anunciou sua fusão com a Funimation em 2020 e, oficialmente, ela teve início em 9 de agosto de 2021. Segundo o site Comic Book: “A Crunchyroll anteriormente pertencia à AT&T e foi comprada por $ 1,175 bilhão de dólares” pela Sony Entertainment.

Quando a Crunchyroll se fundiu com a Funimation, Joanne Waage, a gerente geral da plataforma, disse o seguinte:

Estamos entusiasmados por embarcar nesta nova jornada. A Crunchyroll construiu uma marca de classe mundial com uma base de fãs apaixonada de mais de 3 milhões de assinantes, 50 milhões de seguidores sociais e 90 milhões de usuários registrados. Esses fãs incríveis ajudaram a impulsionar o anime em um fenômeno global Combinar a força da marca Crunchyroll e a experiência de nossa equipe global com a Funimation é uma perspectiva empolgante e uma vitória para a incrível forma de arte do anime.”

Enquanto o CEO da Funimation, Colin Decker, afirmou:

A união da Funimation e da Crunchyroll é uma vitória para os fãs de anime em todo o mundo, que elevará a arte e a cultura desse meio nas próximas décadas. Combinar essas duas grandes empresas será uma vitória para os fãs e nos permitirá competir em um escala verdadeiramente global. Estou honrado em dar as boas-vindas à maravilhosa equipe da Crunchyroll para uma missão compartilhada – ajudar todos a pertencerem ao extraordinário mundo do anime.” (Via Comic Book)