Anime da Netflix feito com AI é duramente criticado

Dog & The Boy, novo anime da Netflix, foi animado em parte por uma AI e os trabalhadores da indústria ficaram indignados.

Inu to Shonen netflix Dog & The Boy
Reprodução/ Internet

A Netflix está lançando um novo anime, Dog & The Boy, que tem chamado a atenção não por sua história, mas pela presença de uma Inteligência Artificial (IA) entre seus animadores. A polêmica sobre as IAs nas artes já vinha sendo constantemente discutida online, mas o anime da Netflix e a justificativa do streaming para ter usado uma IA ao invés de um animador, colocaram mais lenha na fogueira de toda a polêmica. 

A IA de Dog & The Boy, foi usada para a criação dos cenários e planos de fundo do anime, pois, segundo a Netflix, haveria uma escassez de mão de obra na indústria da animação. Segundo um post do Twitter da Netflix Japão: “Como um esforço experimental para ajudar a indústria de anime, que tem escassez de mão de obra, usamos a tecnologia de geração de imagens para as imagens de fundo de todos os cortes de vídeo de três minutos”.

No entanto, logo, essa postagem ganhou uma enxurrada de críticas do público e de trabalhadores da indústria que ficaram indignados com as palavras da Netflix. Afinal, não há escassez de animadores de anime, mas há péssimas condições de trabalho, desvalorização da profissão, salários baixos e cargas horárias insalubres.  

A indústria do anime

Segundo um relatório de 2021, os animadores de anime ganham US $ 200 por mês. Os mais famosos ganham apenas US$ 3.400, com sorte. Enquanto isso, os trabalhadores ficam cada vez mais sobrecarregados e doentes de tanto trabalhar. Por isso, um boicote ao novo anime da Netflix tem se tornado viral: 

“O começo de um boicote por favor, não assista ao anime de merda gerado por IA da Netflix com alguns personagens CGI sobre ele

principalmente porque parece isca de prêmio, mas a coisa da IA também é ruim”

Vai a merda. ‘Falta de mão de obra’ é besteira. Também deixar os nomes de nossos artistas e chamá-los de ‘humanos’ é a maneira mais desumana e desrespeitosa de ‘creditar’ a vergonha em você”

Não haveria uma tremenda escassez de mão de obra de anime se a taxa de esgotamento não fosse tão alta. O histórico de IA não ajuda com problemas como prazos apertados, salários de fome e desrespeito à saúde dos trabalhadores. Foda-se a Netflix por apoiar esse absurdo explorador.”

“A Netflix Japão usou IA para fazer um anime e alegou que era por causa de uma ‘falta de mão de obra’– enquanto os animadores estão ganhando apenas US$ 200/mês e queimando enquanto a indústria atinge lucros recordes” 

(Via Comic Book)