5 animes que contam histórias de pessoas reais

Existem animes que contém histórias reais ou que são baseados na vida de personagens históricos. Conheça alguns.

animes
Reprodução/ Internet

Muitos animes populares são sobre histórias originais, no entanto, existem muitos mangás e animações que são baseados ou inspirados na vida de pessoas reais que foram marcantes por algum motivo. Essas histórias provam que a vida real pode ser ainda mais emocionante que a ficção, pois algumas dessas figuras históricas tiveram vidas tão incríveis que parecem invasão. 

Existem várias figuras históricas que tiveram de superar obstáculos enormes para se tornarem os grandes nomes de hoje em dia. Há figuras que são samurais, outros cientistas e médicos, e há também religiosos ou figuras comuns que deixaram grande legados para trás. Por isso, trazemos a seguir 5 animes biográficos que você precisa conhecer, não só por retrataram pessoas reais, mas por serem histórias fantásticas de acompanhar.

Segundo o site Game Rant, “Essas biografias de anime não apenas fornecem luz sobre os personagens retratados, mas também sobre a sociedade e as culturas que os produziram.”. (Via Game Rant)

5 animes que são biografias

  • Anime: Reign: The Conqueror 
  • Biografia de: Alexandre, O Grande 
  • Sinopse: 

Em 356 aC, Alexandre, o Grande, chega à Grécia com o destino sinistro de se tornar o ‘destruidor do mundo’. Herdando a coroa, ele se torna rei dos macedônios e inicia um caminho de conquista com uma velocidade incrível. Alexandre finalmente confronta seu inimigo predestinado, Dario o Terceiro, em uma guerra com a Pérsia que transforma Alexandre no demônio que ele estava destinado a se tornar, garantindo a destruição de todos em seu caminho e possivelmente de si mesmo.” (Via My Anime List).

  • Anime: Junod 
  • Biografia de: Marcel Junod
  • Sinopse: 

Mii e Yuko, duas estudantes do ensino médio, estão visitando o Parque Memorial da Paz de Hiroshima em uma viagem escolar quando se deparam com um monumento dedicado ao Dr. Marcel Junod, desamparado em um canto do parque. Eles se perguntam quem era o Dr. Junod e o que ele fez. Só então eles são banhados por uma luz estranha e transportados de volta para a Europa, mais de 70 anos antes.

O ano é 1935. O jovem Dr. Junod, que trabalha em um hospital em Mulhouse, na França, está indo para a Etiópia como delegado do CICV. Os viajantes do tempo Mii e Yuko seguiram o caminho de dificuldades e turbulências do Dr. Junod. Na Etiópia, o Dr. Junod testemunha ataques a trabalhadores da Cruz Vermelha e o uso de gás venenoso. Uma após a outra, as pessoas são derrubadas. O jovem médico vê em primeira mão os horrores da guerra, mas impulsionado por um espírito indomável, ele oferece de bom grado uma mão amiga para aqueles que sofrem como resultado da guerra.

O trabalho do Dr. Junod o leva da Etiópia à Espanha e através dos campos de batalha europeus da Segunda Guerra Mundial. Ele trabalha para melhorar o tratamento dos prisioneiros de guerra e organiza trocas de prisioneiros. Ele estabelece um método para os prisioneiros e suas famílias se escreverem. Ele garante rotas para a entrega de suprimentos de socorro. Como humanitário, o Dr. Junod oferece apoio moral aos fracos. Vendo isso, Mii e Yuko refletem sobre suas próprias vidas e problemas.” (Via My Anime List).

  • Anime: Buddha 2
  • Biografia de: Owarinaki Tabi examina a vida de Siddhartha Gautama
  • Sinopse: 

Há 2.500 anos, na Índia, Siddhartha nasceu como um príncipe do clã Shakya, mas abriu mão de sua posição de príncipe para ver o mundo. Enquanto viaja, ele conhece um garoto estranho chamado Assaji, que pode prever o futuro e um monge com apenas um olho. Oprimido pelos sofrimentos que testemunha ao seu redor, Siddhartha se esforça para restaurar a paz. Enquanto isso, o príncipe Ruri de Kosara começa seu ataque ao clã Shakya.” (Via My Anime List).

  • Anime: Nitaboh
  • Biografia de: Nitaro Akimoto
  • Sinopse: 

Ainda jovem, Nitaroh é acometido por uma doença que o deixa cego. Ele herda o shamisen usado uma vez por sua mãe e aprende seus fundamentos por um jogador cego de shamisen viajante. Com o tempo, com a ajuda de velhos e novos amigos, ele percorre os caminhos que levam ao seu destino final – o de fundador do estilo Tsugaru de tocar shamisen.” (Via My Anime List).

  • Anime: The Wind Rises Inspired 
  • Biografia de: Jiro Horikoshi
  • Sinopse: 

Embora a miopia de Jirou Horikoshi o impeça de se tornar um piloto, ele deixa sua cidade natal para estudar engenharia aeronáutica na Universidade Imperial de Tóquio com um propósito simples: projetar e construir aviões como seu herói, o pioneiro da aviação italiana Giovanni Battista Caproni. Sua chegada à capital coincide com o Grande Terremoto de Kanto de 1923, durante o qual ele salva uma empregada que servia à família de uma jovem chamada Naoko Satomi; este evento desastroso marca o início de mais de duas décadas de agitação social e mal-estar que levaram à rendição final do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Para Jirou, os anos que antecederam a produção de seu infame caça Mitsubishi A6M Zero testarão cada fibra de seu ser. Suas muitas viagens e experiências de vida apenas o impulsionam para a frente – mesmo quando ele percebe o papel de suas criações na guerra e as duras realidades de sua vida pessoal. Com o passar do tempo, ele deve enfrentar uma pergunta impossível: a que custo ele persegue seu lindo sonho?” (Via My Anime List).